Recentemente foi publicado aqui no Brasil um livro intitulado Nove marcas de uma igreja saudável, de Mark Dever (Editora Fiel). A partir deste livro foram publicados diversos outros livros sobre cada uma das marcas de uma igreja saudável. Dentre as marcas da igreja, apontadas por Dever, estão: a pregação expositiva, entendimento correto da evangelização, administração correta das ordenanças (batismo e ceia), entendimento correto de membresia, etc.
O que significa marca? Marca é um carimbo; nódoa deixada no corpo por uma pancada; limite, fronteira; caráter. As marcas da igreja são aquilo que constitui uma igreja, indicam o seu caráter. Creio que no final da primeira carta aos tessalonicenses (saudação final, comum em epístolas) Paulo apresenta-nos, pelo menos, quatro marcas de uma igreja saudável.
A primeira marca de uma igreja saudável é a oração pelos missionários (v. 25).
Irmãos, orai por nós. Em que sentido Paulo está fazendo esse pedido de oração? Às vezes quando alguém nos pede para que oremos por ele/ela costumo perguntar pelo quê necessariamente. “Sobre o que você deseja que eu ore por você?” Mas Paulo não explica por que deseja a oração dos irmãos. O que será?
É muito comum, em suas cartas, o apóstolo pedir orações em seu favor e de seus companheiros. Vejamos alguns exemplos, em outras cartas, de pedidos de oração de Paulo:
- Rm 15:30-33. O pedido de oração de Paulo é para que seja livre das perseguições, para que o seu ministério seja aceito pelos judeus convertidos; para que possa visitar os romanos com alegria.
- Ef 6:18-20. Para que tenha ousadia na proclamação do evangelho.
- Cl 4:3,4. O pedido de oração é para que Paulo e seus cooperadores tenham mais oportunidades para anunciar a Palavra, bem como, para que façam do modo que Deus requer.
- 2Ts 3:1-2. Pela propagação da Palavra e pela glorificação da mesma; para que Deus o livre de perseguições.
Esses pedidos de oração feitos por Paulo nos trazem a ideia de que a igreja também participa da missão. Se não fazemos missões indo (como os missionários), fazemos orando por eles. É por este motivo que Paulo pede aos tessalonicenses que orem por ele. Esta é uma marca de uma igreja saudável, a oração pelos missionários. Essa prática deve ser presente em nossas vidas, na vida da igreja. Todos devemos orar pelos missionários. Uma igreja verdadeiramente saudável ora pelos missionários.
Você tem orado pelos missionários? É seu dever participar dessa obra. Assim como o apóstolo Paulo, os missionários de hoje possuem necessidades a serem atendidas em seus ministérios. Precisamos orar por eles.
Uma conferência de missões é muito importante para uma igreja. Mas a igreja não pode restringir a oração missionária apenas a um evento anual. Temos que orar pelos missionários em nosso tempo de oração em casa (se você não ora em casa tá na hora de mudar isso). Separassem cinco minutos diários para ser seu momento de oração. Cada dia da semana você ora por você e sua família e por temas diversos. Separa um dia para orar pelos missionários.
O quadro a seguir esclarece o que quero dizer:
Diário
de Oração
|
||
Domingo
|
Pastor / Diáconos
|
Outros
pedidos
|
Segunda-feira
|
País / Governantes
|
Outros
pedidos
|
Terça-feira
|
Missionários / Missões
|
Outros
pedidos
|
Quarta-feira
|
Orar por um *irmão da igreja
|
Outros
pedidos
|
Quinta-feira
|
Famílias da igreja
|
Outros
pedidos
|
Sexta-feira
|
Pedidos do culto de oração
|
Outros
pedidos
|
Sábado
|
Não crentes
Cristãos perseguidos
|
Outros
pedidos
|
*toda semana orar por alguém diferente; pode-se perguntar para uma pessoa toda semana quais são os seus pedidos de oração.
Dedique-se a orar pelos missionários.
A segunda marca de uma igreja saudável é a comunhão entre os membros (v.26).
Saudai a todos os irmãos com ósculo santo. Ósculo é um beijo, uma forma de saudação na vida antiga. Não tinha nenhum tipo de conotação sexual. Isso fica evidente pela expressão "ósculo santo" ou "beijo santo". Era uma demonstração de fraternidade cristã e de comunhão entre os irmãos. Essa era uma forma de Paulo dizer aos irmãos tessalonicenses de que não poderia haver divisões na igreja. A ideia de que o ósculo santo deveria ser exercido por "todos" indica que cada um pertence à mesma comunhão (cf. Rm 16:16; 1Co 16:20; 2Co 13:12; 1Pe 5:14 [ósculo de amor]). O ósculo santo era um símbolo da união entre os cristãos.
A Congregação Cristã do Brasil defende e pratica o ósculo santo, entendendo que é uma ordenança divina. É uma maneira errada de entender o texto, uma vez que se trata de uma forma de trato social, tendo em vista que em lugares diferentes o beijo tem outra conotação. O que deve ser levado em consideração aqui, segundo a ideia paulina, é o princípio, ou seja, devemos manter comunhão com todos os irmãos.
A comunhão é importante para que a igreja do Senhor seja saudável. É preciso falar, nesse ponto, sobre a importância de ir a igreja. Alguém certa vez falou que não precisa da igreja para ser crente. Eu diria: “Sim, você precisa da igreja para ser um crente”. Um dos motivos para frequentarmos regularmente os cultos é para estimularmos uns aos outros à prática do amor e das boas obras (Hb 10:24,25). A frequência aos cultos é importante para a comunhão e você precisa dedicar-se a isso.
A terceira marca de uma igreja saudável é a prática da leitura da Palavra (v. 27).
Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. A primeira palavra do v. 27, conjuro-vos, tem a ideia de implorar solenemente. Ele implora "pelo Senhor". O que Paulo está implorando aos tessalonicenses? A leitura da carta pela igreja.
Qual a melhor maneira da carta ser "lida" por todos? Através da leitura feita por alguém em voz alta. Aqueles dias não eram como hoje. Além da dificuldade para se fazer cópias eram economicamente difíceis. A melhor maneira de ser feita a leitura de cartas na igreja era através de um líder e toda a igreja atenta.
É interessante notar que Paulo pressupõe que toda a igreja se reúne regularmente, pois diz que a epístola deve ser lida a todos os irmãos. Era uma prática que esperava-se ser feita por outras igrejas (cf. Cl 4:16). Quando Esdras abriu ao livro da Lei para fazer a leitura todo o povo se colocou de pé (Nm 8:5). A leitura da Palavra publicamente é uma marca de uma igreja saudável.
Quando a Palavra estiver sendo lida na igreja dê a devida atenção. Não é apenas no momento da pregação que ela fala conosco. Não importa se a leitura é feita em pé ou sentado desde que você esteja em reverência para ouvi-la. Hoje todos têm Bíblias, não vivemos como na época dos tessalonicenses. Portanto, traga a sua Bíblia à igreja.
Lembro-me do testemunho de uma irmã . Ela disse não saber ler, mas sempre fez questão de andar com sua Bíblia ao ir à igreja, pois queria demonstrar seu amor à Palavra. Demonstre que a Palavra é importante para você.
A quarta e última marca de uma igreja saudável é a dependência da graça de Deus (v. 28).
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Geralmente pensamos na graça de Deus apenas no aspecto soteriológico, ou seja, apenas quando falamos que fomos salvos pela graça de Deus. Mas a graça de Deus não apenas nos salva, mas nos acompanha por toda a nossa vida. Paulo expressa o desejo de que a graça de Jesus esteja com a igreja. É a graça, isto é, o favor de Deus que nos acompanha. É a graça de Deus que sustenta a nossa vida. Só podemos cumprir com tudo o que 1 Tessalonicenses nos ensina se dependermos da graça de Deus. É Ele quem guia a igreja, quem transforma os crentes, que nos orienta, fortalece quando a igreja desanima... é a graça de Jesus conosco.
Devemos lembrar, como diz o cântico, que a graça de Jesus jamais nos faltará.
Não pense que a igreja existe por sua causa e para você. Ela existe por causa de Jesus, por causa de sua graça. Foi ele quem instituiu a igreja e disse: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Nunca pense que a igreja irá crescer por conta de nossas filosofias de trabalho ministerial ou estratégias de crescimento. Ela só irá crescer e prevalecer nesses dias maus pela graça de Deus. Portanto, dependa de Deus sempre e não dos seus esforços.
Uma igreja verdadeiramente saudável ora pelos missionários, pratica a comunhão com todos os membros, pratica a leitura da Palavra e depende da graça de Deus.
Que Deus te abençoe. Amém!


