sexta-feira, 5 de maio de 2017

NÃO SE SURPREENDA COM A TRIBULAÇÃO, MAS FIQUE ESPERTO!



1 Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; 2 e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos, 3 a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; 4 pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento. 5 Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor. (1Ts 3:1-5 ARA)

Em 1Ts 3.1-5 Paulo demonstra o seu profundo desejo de rever os tessalonicenses, já que Satanás o havia impedido de estar entre eles noutra oportunidade. Ele pretendia "confirmá-los" e "exortá-los", isto é, encorajar e fortalecer os irmãos, para que eles não fiquem perturbados (fiquem "inquietos") com as tribulações.

O ensino de Paulo é que o crente precisa ser forte diante das tribulações. Por que razão? Primeiramente, o crente precisa ser forte porque fomos "designados" para a tribulação (v.3). A tribulação é "de lei", conforme a expressão usada no Nordeste, ou seja, é algo esperado. Não podemos nos surpreender com as perseguições ou aflições que enfrentamos nesta vida, pois isso já é esperado.

Em segundo lugar, o crente precisa ser forte diante das tribulações porque o Satanás pode se aproveitar dessas perturbações para nos provar (v.5). O diabo pode se aproveitar dos momentos de fraqueza que passamos para nos fazer tropeçar. Ele pode, diante das tribulações, nos desencorajar, nos fazer perder a fé.

Diante disso, embora não devamos estar surpresos quando somos atribulados, temos que ser fortes em Deus, para que o Adversário não se aproveite e tente nos enfraquecer. Lutemos, portanto, em oração e fé quando as provações vierem ao nosso encontro.

Não se surpreenda com a tribulação, mas fique esperto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário