quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Musica no ministério infantil

*Algumas anotações sobre a importância da música no ministério infantil de sua igreja.


I – Por que cantar com as crianças?

A) As crianças podem louvar a Deus verdadeiramente (Mt 21:15,16; cf. Sl 8.1,2).

Hosana ao Filho de Davi. Os sacerdotes e escribas esperavam que Jesus repreendessem as pessoas que estavam louvando-o com essas palavras, inclusive as crianças. Mas Jesus disse: “Ué! Vocês não leram os salmos não? Lá diz que da boca das crianças saem um louvor perfeito.” O que as crianças declararam era a verdade. Jesus é, de fato, o Filho de Davi. Cristo afirma, então, a sinceridade no coração das crianças quando elas louvam.

B) Há um convite nas Escrituras para que todos louvem ao Senhor e isto inclui as crianças (Sl 148:12)
  1. O louvor das criaturas celestiais (vv. 1-6)
  2. O louvor das criaturas terrestres (vv. 7-14)
  3. *cf. Sl 145.21; 150.6
C) A música cristã transmite uma mensagem para todas as pessoas, isso inclui as crianças. 
  1. Ensino, Sl 25; 32:8; 34.11; Dt 4.10; Ed 7.10
  2. Edificação, Cl 3:16; Ef 5.19; Fp 4:8
  3. Evangelização, 1Co 15.3,4).
A música cristã é aquela que transmite uma mensagem das Escrituras que ensina, edifica ou fala da obra de Cristo, sempre visando o louvor a Deus.

II – Quais os benefícios que a musica pode trazer às crianças?

A) Auxilia na aprendizagem. 

Os hebreus tinham um método de aprendizagem da lei de Deus que também é bastante utilizado por nós: a memorização. Nós decoramos versículos. Eles decoram passagens inteiras da Lei.

Desde criança (cf. Dt 6) os hebreus aprendiam a lei, ficavam memorizando, colocavam (e ainda fazem isso) filactérios (caixinhas) com versículos na testa. Não é muito difícil um judeu não saber todo o pentateuco memorizado.

Em nossa cultura isso não é muito incentivado. Porém, a música é uma grande ferramenta para auxiliar no aprendizado da Palavra de Deus, tanto para nós como para as crianças.

"A Música é excelente recurso para auxiliar o desenvolvimento da criança, a fim de que seja atingido êsse [sic] nível de maturidade indispensável à aprendizagem. Assim, temos que, além de levar ao desenvolvimento geral, auxilia particularmente a coordenação motora, a acuidade auditiva, a acuidade visual, a memória, a atenção, etc" (COSTA; DEL VALLE, p. 13).

Acuidade significa capacidade de percepção. Com o auxilio da música, a criança desenvolve sua coordenação motora, desenvolve sua capacidade de ouvir (isso consequentemente o ajudará a desenvolver sua musicalidade), desenvolve sua acuidade visual (é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes) especialmente os que tocam instrumentos, ajuda a exercitar a memória (diferente dos hebreus, lembra?) e melhora a sua atenção.

Para os ministérios que desenvolvemos na igreja com crianças, a música é essencial para fazê-las ter atenção (acalmar as crianças em alguns casos) no momento do ensino da Palavra de Deus.

"Através da Música podemos criar ambiente favorável para o que se deseja ensinar, uma vez que ela é sempre agradável às crianças, desde que observados certos princípios em relação à música a ser dada, como o da qualidade, da adequação ao nível das crianças, a técnica de ensina usada, etc" (Ibid, p. 14, grifo nosso).

B) Auxilia na integração social.

"As atividades musicais compartilhadas, como o canto coletivo e a banda rítmica, são elementos que a um só tempo farão sentir êsses [sic] dois aspectos: o da necessidade de cooperação e o do respeito ao próximo, tão úteis na socialização da criança" (Ibid, p. 11).

C) Auxilia psicologicamente. 

Aqui a música funciona como um reforço, um auxilio para crianças tímidas ou muito agitadas. Ajuda a desenvolver um equilíbrio emocional.

III – Quais os critérios para o preparo dos cânticos infantis?

A) Deve obedecer ao propósito do ministério infantil que está sendo desenvolvido por sua igreja (CLUBIC, EBEC, OANSE, EBD, Classe de Cinco Dias, Berçário ou Culto Infantil).
  • Evangelizar, Edificar as crianças crentes e Implantar missões no coração da criança (EBEC).
B) A letra da música é o fator mais importante para comunicar bem a mensagem.
  1. Deve ser clara. Em caso de palavras desconhecidas explique.
  2. Deve ser bíblica (Cl 3.16). Não queremos dizer que deve conter necessariamente uma letra extraída da Bíblia. Mas deve falar das verdades dela.
    • Há músicas não cristãs que contém princípios bíblicos (Ex: A música “Não atire o pau no gato” ensina um princípio bíblico de não maltratar os animais [Pv 12.10]). No entanto pode cair no erro de não ser clara para. Além disso, há diferenças de contexto. 
    • Não pode conter erros doutrinários. (Obs: deve-se ter o cuidado com o acompanhamento musical para não tirar a atenção da mensagem).
    • Modifique a letra, se necessário.
      • As árvores balançam
      • Balançam, balançam,
      • As árvores balançam
      • Mostrando o amor de Deus. 
      • [ao invés de balançam como a brisa]
C) No ato da escolha das músicas, deve-se ter em mente o público alvo (berçário, culto infantil, etc).
  • Depedendo das crianças que você estiver ministrando, escolherá músicas mais curtas do que o normal (berçário). (Ex: É hora, é hora, é hora da história...)
D) É importante um aprimoramento da musicalidade do responsável pelos cânticos.
  1. Creio que não precisa ser alguém que seja um grande músico ou musicista. No entanto, é necessário que seja alguém que se esforce para fazer sempre o melhor.
  2. Professores mais tímidos devem treinar sua dinâmica, fazer exercícios para apresentar-se diante das pesssoas (Alguns tem mais facilidade de estar diante de uma igreja lotada do que diante de 20 crianças).
  3. O instrumentista deve estar sempre se capacitando.
IV – Como preparar cânticos para o ministério infantil?

A) Escolha as músicas. Uma das grandes dificuldades que tenho percebido entre aqueles que trabalham nessa área é a escolha das músicas.
  1. Dispomos de uma variedade de recursos para busca de cânticos na net:
    • Internet: Google!
    • Videos YouTube. Exemplos: Três Palavrinhas e Turma do Cristãozinho (mostrar).
  2. O livro Manual Prático para o Culto Infantil alista algumas sujestões:
    • Procure usar os quatro volumes de coletânea da APEC (procure no site a APEC).
    • Coletânia da JUERP, o Cantarolando.
    • Musicais da Turma do Printy.
    • Há diversos CDs e DVDs de cânticos infantis disponíveis em qualquer livraria evangélica.
B) Prepare slides ou cartazes com as letras dos cânticos. Coloque cânticos fáceis de decorar.

C) Utilize acompanhamento musical (Instrumental ou Playback). Melodia simples.

D) Seja dedicado, o ministério infantil é coisa séria. 


Referências
  • BECK, Fabiana Weischung; AITA, Luciana Pereira; CAMARGO, Maria Aparecida Santana. A experiência musical na educação infantil. Disponível em: http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/humanas/. Acesso em 27/08/2015.
  • COSTA, Nïobe Marques da; DEL VALLE, Edna Almeida. Música na escola primária. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, [s/d].
  • LEONARD, Julie Hansen. Música: comunicação de louvor e adoração. Material de aula ministrada no Seminário Batista do Cariri, p. 11-13.
  • RANGEL, Rawderson; XAVIER, Manoel. Manual prático para o culto infantil. Curitiba: AD SANTOS EDITORA, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário